"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

08 agosto, 2010

Sobre o amor e seu trabalho

   

   Quando pequena, aprendi com meu pai a não jogar papel no chão. Ele me ensinou que todas as pessoas, sem excessão, devem ser respeitadas. Também lembro das tantas lições sobre o não desperdício e da responsabilidade necessária às atividades que fazemos, sejam elas quais forem. Ele era bastante austero, mas havia momentos de descontração. Não esqueço das piadas sem graça e das vezes em que jogamos dama, principalmente porque nunca ganhei.
    Hoje, quando vejo o mundo clamando por sustentabilidade e reciclagem de lixo, penso em tudo o que aprendi com meu pai. Embora fosse um homem simples, suas atitudes cotidianas já ditavam um novo estilo de comportamento humano indispensável à continuidade do planeta.
    Eu achava tudo um exagero. Parecia bobagem aproveitar as embalagens plásticas, economizar a água do banho e nunca poder deixar nenhuma lâmpada acessa em vão. Agora eu entendo que eram todas atitudes de cuidado. E percebo ainda mais que se não cuidamos, não seremos cuidados.
    Estou certa de que ensinarei aos meus filhos a não jogarem papel no chão, a respeitarem todas as pessoas, a serem responsáveis em tudo o que fizerem...

Saudades, papai.

4 comentários:

  1. Olá Cacau,
    vim visitar seu blog.
    Está ótimo!!!
    Parabéns!!!
    Seu amigo: Leozinho Castello

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Leo.
    Fiquei muito feliz.
    Bom ter os amigos por perto.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian! ( Cacau =) Seu blog é muito bom, você escreve muito bem, seu texto é super gostoso de ler!Continue escrevendo sobre valores que não podem ser esquecidos.
    Parabéns!

    Isabel! Lembra de mim? hihi
    Tá bom vou falar: Drª Mirador!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a visita, Mirador.
    E vc tem razão:valores importantes
    devem sempre ser lembrados.
    Continue me visitando aqui.

    ResponderExcluir