"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

20 maio, 2010

Desafio Clarice



Gosto muito de Clarice Lispector. O modo como escreve e a transcendência que sua obra traz me encantam. A primeira vez que li um texto dela, pensei: "enfim, alguém que conseguiu escrever o que eu sinto em relação a vida e a existência humana".
Conheço boa parte de tudo o que publicou, mas sei que sua bibliografia é bastante extensa. Por isso, acabo de lançar um autodesafio: ler todos os seus livros. Não será fácil, pois há muito o que se ler. E dividir essa tarefa com as leituras necessárias ao trabalho, convivência social com as  "minhas" pessoas e momentos insubstituíveis de descanso e lazer será complicado. Mas quero ser ousada e melhorar o conhecimento sobre minha autora preferida. Eu e ela merecemos esse contato.
Estipulo o prazo de três anos para tal façanha. Manterei notícias acerca desse assunto no blog.
Segue abaixo a lista bibliográfica:




·  Perto do Coração Selvagem - novela -1943

·  O Lustre - novela -1946

·  A cidade Sitiada - novela - 1949

·  Alguns Contos - cuentos - 1952

·  Laços de família - cuentos - 1960

·  A Maçã no Escuro - novela - 1961

·  A Legião Estrangeira - cuentos y crónicas - 1964

·  A Paixão segundo GH - novela - 1964

·  Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres - novela - 1969

·  Felicidade Clandestina - cuentos - 1971

·  A Imitação da Rosa - cuentos - 1973

·  Água viva - ficción - 1973

·  A Via Crucis do Corpo - cuentos - 1974

·  Onde Estivestes de Noite? - cuentos - 1974

·  De Corpo Inteiro - entrevistas - 1975

·  Visão do esplendor - crónicas - 1975

·  A hora da estrela - novela - 1977

·  Para Não Esquecer - crónicas - 1978

·  Um Sopro de Vida - 'pulsaciones' - 1978

·  A Bela e a Fera - cuentos - 1979

·  A Descoberta do Mundo - crónicas – 1984


·  O Mistério do Coelhinho Pensante, 1967

·  A Mulher que Matou os Peixes, 1969

·  A Vida Ïntima de Laura, 1974

·  Quase de Verdade, 1978

·  Como Nasceram as Estrelas, 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário