"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

19 dezembro, 2009

Propósitos e afins

Finalzinho de 2009 chegando, ocasião propícia às reflexões sobre as atitudes passadas e muitas promessas a serem feitas para o próximo ano. A transição anual traz sempre pensamentos nostálgicos e propósitos renovadores. É um momento em que se vive a maior das festas Cristãs, O Natal, repleto de sentimentos de ética fraterna, e a passagem de um ano ao outro. Para algumas pessoas, esse período representa um instante feliz. Para outras, nem tanto. Tudo dependerá do conceito que cada uma tem consigo sobre a festa natalina e o Reveillon e também da situação emocional em que se encontram na sua existência.
Para mim, o momento referido remete a revigoração, porque é assim que me sinto desta vez: revigorada. Tive um ano ruim, com expectativas desfeitas e muitas decepções. Mas agora que tudo passou, sinto-me com boas energias e propósitos positivos ao Natal e ao novo ano. Dentre um deles, pretendo ser uma pessoa mais sustenável e iniciarei isso com a coleta seletiva em minha casa e aderindo a bicicleta como um meio de transporte. Vai me ajudar a emagrecer e a contribuir com o meio ambiente. O que você pretende fazer em 2010?
Segue abaixo um texto interessante aos admiradores do ciclismo e da poesia.

Bom natal a todos e um ótimo 2010!
Sejam felizes!






Pedalada Poética

Bogotá completa este ano 300 quilômetros de ciclovias. Nova York já separa carros de bikes em sua 9ª Avenida. Londres restringe o acesso e a velocidade dos carros em seu centro histórico para dar lugar às magrelas. Em Paris, aumenta a cada dia as estações de bicicletas que podem ser alugadas por 1 euro. Exemplos como esse são seguidos por Barcelona, Bruxelas, Estocolmo e Viena, para não falar de Amsterdã, cidade que possui pontes e viadutos exclusivos para ciclistas. Enquanto São Paulo discute, as grandes cidades do mundo se rendem a esse meio de transporte democrático, que ocupa pouco espalo, não polui e ainda pode render poesia urbana. É isso mesmo: em Lisboa, a ciclovia recém-inaugurada aos pés do rio Tejo é grafada, com letras garrafais, com trechos do poema O Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa. Enquanto se pedala, é possível ir lendo a poesia que se arrasta por centenas de metros. "Pelo Tejo vai-se pelo mundo"... A mente viaja e nem sente o tempo passar.
(In Vida Simples, Dez 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário