"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

13 maio, 2009

Poesias do mundo - Japão


Ofereço a postagem de hoje ao meu amigo, "o Secreto" - rsss!, que ontem me fez viver uma emoção ímpar com o presente de um bonsai.





Na cultura japonesa, há duas coisas que chamam minha atenção de modo peculiar. São elas a comida, que adoro, e a ornamentação natural, o bonsai principalmente. Um dia desses, em um programa de culinária da GNT, aprendi que a disposição do alimento no prato japonês obedece a uma simbologia que represeta o mar e suas ondas. É como se fosse um agradecimento à origem daquilo que se come. Fantástico esse conceito! Já o Bonsai (a palavra diz: planta cultivada na bandeja), embora de origem chinesa, foi propagado ao mundo através do japoneses. Eles aperfeiçoaram a técnica, que requer cuidados específicos. Ter um bonsai em casa, segundo os orientais, representa ter a natureza por perto. Adquira um bonsai e cuide dele! Experimente também as delícias culinárias dessa cultura conceitual.



O BONSAI


Um bonsai com folhas de ramos
do tamanho de prolongados suspiros
e um tronco quase invisível
deixa uma sombra verde de silêncio
nos olhos da minha amada,
ao pousá-lo, solenemente, sobre a mesa.
Era um gesto de amor, disse ela. Uma surpresa.

Pensei logo em escrever-lhe um haicai
com a nitidez da água de um rio puro
ou em correr para abraçá-la
vestindo-a de beijos azuis.

Era noite, com os seus mistérios. Peguei-lhe
devagarinho nas mãos, escutei a chuva,
lembrei-me ser Janeiro, a nascer no mundo,
e das árvores gigantes no jardim, sob um céu
negro, como uma velha latada de uva.

Então, olhei, demoradamente, dentro de mim
e não lhe consegui, titubeante, dizer nada.
Ela juntou-se-me ao corpo desvanecido
e, com os lábios tremendo, agradeceu.


José António Gonçalves



Nenhum comentário:

Postar um comentário