"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

15 julho, 2009

Biografia




















Ontem ganhei um livro de poesias de Cecília Meireles.
Amei esse presente!



Biografia


Escreverás meu nome com todas as letras,
com todas as datas
- e não serei eu.

Repetirás o que me ouviste,
o que leste de mim, e mostrarás meu retrato
- e nada disso serei eu.

Dirás coisas imaginárias,
invenções sutis, engenhosas teorias
- e continuarei ausente.

Somos uma difícil unidade,
de muitos instantes mínimos
- isso seria eu.

Mil fragmentos somos, em jogo misterioso,
aproximamo-nos e afastamo-nos, eternamente,
- Como me poderão encontrar?

Novos e antigos todos os dias,
transparentes e opacos, segundo o giro da luz
- nós mesmo nos procuramos.

E por entre as circusntâncias fluímos,
leve e livre como a cascata pelas pedras.
- Que mortal nos poderia prender?

Cecília Meireles, 1957

Nenhum comentário:

Postar um comentário