"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

29 julho, 2009

Patativa do Assaré


Antônio Gonçalves da Silva, dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. Cresceu ouvindo histórias, os ponteios da viola e folhetos de cordel. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Com oito anos trocou uma ovelha do pai por uma viola. Ficou órfão paterno aos noves anos e aos doze entrou numa escola rural, onde foi alfabetizado e por lá ficou por uns seis meses. Em 1956, com a ajuda de José Arrais de Alencar, publicou Inspiração Nordestina, o primeiro de muitos livros. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita prosaica: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Ele consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem.




“Nesta vida atroz e dura

Tudo pode acontecer

Muito breve há de se ver

Prefeito sem prefeitura;

Vejo que alguém me censura

E não fica satisfeito,

Porém eu ando sem jeito,

Sem esperança e sem fé,

Por ver no meu Assaré

A prefeitura sem prefeito”.





"Quem viaja acompanhado encurta mais o caminho
Pois tudo na vida,
se vivido sozinho

é triste".





Acesse patativaofilme.blospot.com para ver um documentário (Ave Maria) sobre esse grande poeta, que faz do simples uma complexa reflexão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário