"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

26 julho, 2009

Um tempero de ervas à gastronomia

Elas podem aguçar novas descobertas no paladar, ressaltar o aroma de pratos e fazer a diferença entre um cozinheiro e outro – por isso o tempero de uma receita é muitas vezes guardado a sete chaves

(por Rafael Tonnon)


Durante muito tempo as ervas foram utilizadas quase que exclusivamente como medicamento, na preparação de unguentos para a dor e chás para facilitar a digestão ou fortalecer o sistema imunológico. Mas, quando chegaram à cozinha, provocaram uma revolução de sabores. Para os povos da Antiguidade, o louro e o manjericão, por exemplo, tinham caráter sagrado. Na Idade Média, alguns monges exerciam também a medicina e eram conhecedores das propriedades curativas de algumas plantas, entre elas, ervas que passaram a ser utilizadas nas preparações culinárias. “Hoje já é comprovado que as ervas têm efeitos medicinais. Elas têm ação antioxidante e muitas são ricas em minerais como potássio, zinco e manganês, além de fitoquímicos que ajudam na digestão e na desintoxicação do corpo”, afirma o médico Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha.


As Ervas Brilhantes

As ervas brilhantes, verdes e vivas,
Dobradas pela vontade do vento,
Tão sós e singelas, mas tão altivas,
Fazem da terra podre seu sustento
E vivem orgulhosas que nem divas.

Dario Guerreiro






Alecrim dourado

Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim


Não deixe de acessar Cozinha é poesia: cozinhaepoesia.blogspot.com.

É um blog gastronômico com receitas e curiosidades sobre alimentos,

trazendo uma visão sensibilizada daquilo que nos alimenta.

Apresenta fotos belíssimas. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário