"Quem és tu que me lês? Sou eu o teu segredo ou és tu o meu?" (Clarice Lispector)

12 abril, 2009

De graça


Free shop
Imagine uma loja em que você pode pegar o que quiser sem precisar pagar. Bom demais para ser verdade? Pois a Loja Grátis foi criada há quase um ano por amigos que se reuniam no projeto Domingo 9 e Meia, em Belo Horizonte. Organizavam debates, festas, exposições e, de vez em quando, umas idéias geniais. A da loja se materializou em uma sala emprestada pela administração do Mercado Novo, no centro da cidade. No local, acumulam-se roupas, livros, filmes, obras de arte, material de escritório e um bocado de altruísmo. Inspirada nos give-away shops europeus, não é depósito de tranqueiras, mas lugar para praticar o desapego, passar adiante coisas bacanas que você não está usando. Além de objetos, voluntários doam também seu tempo, cuidando da loja. O mais interessante é que a Loja Grátis não pressupõe troca.As pessoas que participam do projeto não são franciscanos. É gente comum que resolveu pensar além da lógica do consumo e do desperdício. (Revista Vida Simples, Abril 2009)


De graça

Tem gente que gosto de graça.
Só pela graça de ser gente,
de me lembrar que também sou.

Gente que frequenta a minha casa
e sempre traz de presente
algo de valor.

E é tanta gente,
de tanta raça,
a entender a desgraça
como um outro sabor.

Tão raro e precioso
como um monte de gente,
que a gente gosta
e gosta da gente,
de graça,
como é o amor.


Mari Marinaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário